Inovação tecnológica no Manejo Pesqueiro da UHE Três Irmãos

A utilização de DNA Ambiental para monitorar a Biodiversidade

A Tijoá Energia, no seu Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica desenvolveu, em parceria com a Bio Bureau - empresa especializada em biotecnologias, um projeto pioneiro no monitoramento da biodiversidade em reservatórios de hidrelétricas. O estudo foi recentemente publicado na revista científica PLOS One e demonstra como o DNA ambiental pode revolucionar a gestão de recursos pesqueiros e a conservação em ambientes aquáticos.

Conheça a publicação acessando o link da revista:

https://dx.plos.org/10.1371/journal.pone.0314210

Inovação Tecnológica: DNA Ambiental

A tecnologia de monitoramento por DNA ambiental (eDNA) desenvolvida no projeto permite que, com coleta de pequenas amostras de água, seja possível diagnosticar a biodiversidade presente em todo o reservatório. A metodologia utilizou modelagem hidrodinâmica para identificar as áreas de maior acúmulo de DNA, de forma a otimizar as coletas e maximizar os resultados. Com isso, foi criado um Banco de Dados Genético de Espécies com sequências de DNA das espécies já registradas no reservatório Três Irmãos. As análises estatísticas demonstraram que 15 amostras são suficientes para representar o reservatório de mais de 700 km².

O Projeto atende plenamente o conceito de aplicabilidade do Programa de P&D Aneel, uma vez que pode ser replicado em outros reservatórios e permite, por meio do uso da tecnologia, orientar políticas públicas e imprimir maior eficiência no atendimento de condicionantes ambientais, exigidas no licenciamento ambiental.

O projeto avança para a Fase 3, com foco no monitoramento genético de populações nativas, identificação de berçários e a validação de kits de detecção por PCR, a mesma tecnologia usada nos testes de Covid-19, uma alternativa mais acessível ao sequenciamento de DNA. O monitoramento será estendido por cinco anos no reservatório Três Irmãos e espera-se, com os resultados obtidos, o estabelecimento de um termo de referência validado pelos órgãos ambientais reguladores, que permita o uso contínuo da tecnologia

Copyright © Tijoá Participações e Investimentos S.A. Todos os direitos reservados.
Canal de Denúncias