Os materiais didáticos do Programa de Educação Ambiental da UHE Três Irmão - PEA apresentam várias possibilidades para utilização em sala de aula.
Elencamos aqui algumas sugestões de utilização, ensejando assim o Programa "A Tijoá vai à Escola". Sabemos que com sua experiência e criatividade você poderá explorar os temas energia,
reflorestamento, recursos naturais, entre outros, de formas variada e interativa.
O presente material referencial apresenta os materiais didáticos disponíveis e os respectivos links de acesso, direcionando para onde estão localizados no site da Tijoá. Traz ainda os principais conteúdos abordados em cada um dos materiais didáticos, juntamente a uma sugestão de atividade. Para esses conteúdos foi delimitado seu enquadramento curricular, situando o material e as atividades na Base Nacional Comum Curricular das etapas de ensino para as quais os conteúdos são recomendados.
Foram consultados na elaboração deste documento as resoluções do Ministério da Educação de 2017 e 2018, que orientam a implantação da Base Nacional Comum Curricular para as etapas de educação infantil, fundamental e do ensino médio, bem como o Currículo Paulista, elaborado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, para essas mesmas etapas de ensino. Assim, visamos facilitar a leitura e a incorporação dos conteúdos ao que já se desenvolve nas escolas.
Boa aula!
1 – JOGO TIETANDO A ENERGIA
Após uma série de conversas com professores da rede pública e demais representantes de comunidades e sociedade civil organizada, a Tijoá elaborou um jogo de tabuleiro que tem como objetivo transmitir, de forma lúdica e colaborativa, as características ambientais do Reservatório e a produção de energia na Usina Três Irmãos. O jogo destina-se inicialmente a crianças de 10 a 15 anos, voltado especialmente aos moradores da bacia hidrográfica abrangida por esse Reservatório.
Indicação: Ensino fundamental e médio
Conceitos abordados:
rio Tietê na região, bacia hidrográfica, hidrovia, qualidade das águas, aproveitamento hidrelétrico;
pesca e reservatório, espécies de peixes, repovoamento, pescadores;
hidrelétricas e matriz energética brasileira, gestão e produção hidroeletricidade, como funciona a produção de energia, UHE Três Irmãos;
florestas e água, mata ciliar, conservação e recuperação mata ciliar, serviços ecossistêmicos;
importância biodiversidade, espécies ameaçadas de extinção, reservatório e conservação da fauna, programa de monitoramento de fauna, Centro de Conservação do Cervo-do-Pantanal (CCCP).
Enquadramento curricular:
Ensino fundamental:
III. Ciências da Natureza:
IV. Ciências Humanas:
Ensino médio:
III - Ciências da Natureza e suas tecnologias:
2 – CARTILHA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UHE TRÊS IRMÃOS
Nela são apresentadas informações importantes para a boa convivência entre a população e o meio ambiente, nas áreas próximas e naquelas pertencentes ao Reservatório. Trata de diferentes temas: a hidrelétrica, os rios, as matas, os animais que por ali circulam e sobre as pessoas.
Traz, ainda, informações de outros programas desenvolvidos pela Usina Hidrelétrica Três Irmãos, para que seja possível entender melhor o que ela acrescenta aqui para a região.
Indicação: Ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Conceitos abordados:
UHE Três Irmãos;
Mata ciliar e Áreas de Preservação Permanente;
Ciclo da água;
Ecossistema;
Usos múltiplos da água;
Pesca;
Recuperação florestal
Sugestão de atividade: Mapa de Memórias
Tendo como base a cartilha, os alunos irão criar o Mapa de Memórias tendo como ponto referencial a Usina e o reservatório. Eles irão desenhar os lugares que já percorreram, identificar no mapa pontos citados na cartilha, como os demais usos do reservatório, pesca, recuperação florestal, etc. Irão identificar fatos, histórias e acontecimentos relativos à usina. Depois irão expor os mapas e apresentar, discutindo sobre os usos múltiplos no reservatório e as diferenças entre as apresentações.
Tempo previsto: 3 horas-aula
Enquadramento curricular:
Ensino fundamental:
III. Ciências da Natureza:
IV. Ciências Humanas:
Ensino médio:
I - Linguagens e suas tecnologias:
II - Matemática e suas tecnologias:
III - Ciências da Natureza e suas tecnologias:
IV - Ciências Humanas e Sociais aplicadas:
3 - PODCAST
Aproveitando também as possibilidades de outras ferramentas audiovisuais, a Tijoá desenvolveu alguns podcasts (áudio sobre determinado tema) sobre a UHE Três Irmãos. Os episódios tratam sobre temas relacionados à qualidade ambiental, como mata ciliar e recursos naturais, borda, reflorestamento e energia.
O podcast apresenta, por meio de um diálogo rápido, informações que ajudam a compreender o meio ambiente e sua relação com as diversas atividades do dia-a-dia.
Indicação: Ensino médio e EJA.
Conceitos abordados:
Episódio 1 – qualidade ambiental: mata ciliar, Área de Preservação Permanente, qualidade da água.
Episódio 3 – gestão de borda: UHE Três Irmãos, usos múltiplos do reservatório, gestão estruturas, outras atividades com impacto na Área de Preservação Permanente.
Episódio 5 - energia: fontes de energia elétrica renováveis e não renováveis, energia hidráulica, distribuição de energia, uso racional de energia.
Sugestão de atividade: Vamos criar um podcast?
Os alunos irão ouvir os podcast, debater sobre os temas falados e anotar os principais pontos. Depois, em dupla, irão escrever textos sobre o tema com estilo de linguagem e apresentação diferente do podcast inicial. O tema será sobre: mata ciliar e cursos naturais, borda, reflorestamento e energia. Os alunos gravarão os podcasts e postarão em um canal criado pela escola.
Será trabalhado estilos de linguagem, escrita criativa e recursos de áudio para elaboração de podcasts.
Tempo previsto: 4 horas-aula
Enquadramento curricular:
Ensino médio:
I - Linguagens e suas tecnologias:
III - Ciências da Natureza e suas tecnologias:
IV - Ciências Humanas e Sociais aplicadas:
4 - VÍDEOS
Em formato dinâmico, são apresentadas informações sobre a borda do reservatório, prática de reflorestamento e sobre áreas de preservação permanente (APP). Também é possível fazer a visita virtual à Usina e conhecer melhor a estrutura da UHE Três Irmãos. Juntamente com o jogo, você tem a experiência completa da visita.
Indicação: Ensino fundamental, médio e EJA.
Conceitos abordados:
Vídeo 1 – Visita Virtual à UHE Três Irmãos: estruturas da usina, funcionamento, reservatório.
Vídeo 2 – Gestão de borda: características da usina, usos múltiplos do reservatório, Área de Preservação Permanente e faixa de segurança, cuidados.
Vídeo 3 – Área de Preservação Permanente: o que são, matas ciliares, Programa de Reflorestamento, corredores ecológicos, principais cuidados.
Vídeo 4 – Recuperação florestal 1: quando realizar, primeiros passos, técnica condução da regeneração natural, adensamento, enriquecimento.
Vídeo 5 – Recuperação florestal 2: plantio em áreas degradadas, espécies, manutenção, Sistemas Agroflorestais.
Sugestão de atividade: Elaboração de Maquete Viva / Interativa
Após assistir aos vídeos, os alunos poderão elaborar uma maquete, se possível de material reciclável, do funcionamento de uma usina ou de uma área de ecuperação florestal. O importante é que essa maquete seja dinâmica e que os alunos possam manipulá-la mostrando, por exemplo, para onde vai a energia gerada em uma usina, ou como se faz um reflorestamento e quais seus benefícios. Eles poderão utilizar os princípios da robótica para produzir os movimentos ou fazer uma maquete modular que possa ser manipulada durante a apresentação ou exposição ou que promova interação.
Tempo previsto: 4 horas-aula
Enquadramento curricular:
Ensino fundamental:
II. Matemática:
III. Ciências da Natureza:
IV. Ciências Humanas:
Ensino médio:
II - Matemática e suas tecnologias:
III - Ciências da Natureza e suas tecnologias:
IV - Ciências Humanas e Sociais aplicadas:
COMPETÊNCIAS POR ÁREA DE CONHECIMENTO
Ensino fundamental:
II. Matemática:
b. Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e atuar no mundo, reconhecendo também que a Matemática, independentemente de suas aplicações práticas, favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, do espírito de investigação e da capacidade de produzir argumentos convincentes. c. Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções; e. Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados; h. Interagir com seus pares, de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos, bem como na busca de soluções para problemas, de modo que se identifique aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
III. Ciências da Natureza:
b. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da nvestigação
científica, de forma que se sinta, com isso, segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, além de continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; c. Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza; f. Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza, de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
IV. Ciências Humanas:
a. Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de maneira que se exercite o respeito à diferença, em uma sociedade plural, além de promover os direitos humanos; c. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de forma que participe efetivamente das dinâmicas da vida social, exercitando a responsabilidade e o protagonismo, voltados para o bem comum, e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva; e. Comparar eventos ocorridos, simultaneamente, no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço, e em espaços variados; g. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação, no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal, relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.
Ensino médio:
I - Linguagens e suas tecnologias:
a) Compreender o funcionamento das diferentes linguagens e práticas culturais (artísticas, corporais e verbais) e mobilizar esses conhecimentos na recepção e
produção de discursos nos diferentes campos de atuação social e nas diversas mídias, para ampliar as formas de participação social, o entendimento e as possibilidades de explicação e interpretação crítica da realidade e para continuar aprendendo; b) Compreender os processos identitários, conflitos e relações de poder que permeiam as práticas sociais de linguagem, respeitando as diversidades e a pluralidade de ideias e posições e atuar socialmente com base em princípios e valores assentados na democracia, na igualdade e nos Direitos Humanos, exercitando o autoconhecimento, a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, e combatendo preconceitos de qualquer natureza; c) Utilizar diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais) para exercer, com autonomia e colaboração, protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva,de forma crítica, criativa, ética e solidária, defendendo pontos de vista que respeitem o outro e promovam os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável, em âmbito local, regional, nacional e global; d) Compreender as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, cultural, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo suas variedades e vivenciando-as como formas de expressões identitárias, pessoais e coletivas, bem como agindo no enfrentamento de preconceitos de qualquer atureza; f) Apreciar esteticamente as mais diversas produções artísticas e culturais, considerando suas características locais, regionais, nacionais e globais, e obilizar seus conhecimentos sobre as linguagens artísticas para dar significado e (re)construir produções autorais individuais e coletivas, exercendo protagonismo de maneira crítica e criativa, com respeito à diversidade de saberes, identidades e culturas. g) Mobilizar práticas de linguagem no universo digital, considerando as dimensões técnicas, críticas, criativas, éticas e estéticas, para expandir as formas de produzir sentidos, de engajar-se em práticas autorais e coletivas, e de aprender a aprender nos campos da ciência, cultura, trabalho, informação e vida pessoal e coletiva.
II - Matemática e suas tecnologias:
a) Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, quer sejam atividades cotidianas, quer sejam fatos das Ciências da Natureza, Humanas ou Sociais, em relação a questões socioeconômicas ou tecnológicas, divulgadas por diferentes meios, de modo a contribuir para uma formação geral. c) Utilizar estratégias, conceitos, definições e procedimentos matemáticos para interpretar, construir modelos e resolver problemas em diversos contextos, analisando a plausibilidade dos resultados e a adequação das soluções propostas, de modo a construir argumentação consistente; d) Compreender e utilizar, com flexibilidade, fluidez e precisão, diferentes registros de representação matemáticos (algébrico, geométrico, estatístico, computacional etc.), na busca de solução e comunicação de resultados de problemas.
III - Ciências da Natureza e suas tecnologias:
a) Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global. b) Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis. c) Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais, nacionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
IV - Ciências Humanas e Sociais aplicadas:
a) Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica; c) Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vista à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global;
IV - Ciências Humanas e Sociais aplicadas:
d) Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades. f) Participar do debate público de forma crítica, respeitando as diferentes posições e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
REFERÊNCIAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CP Nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP nº 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP nº 15/2017.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Currículo Paulista – Educação Infantil e Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Disponível em: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/